Anuncie aqui!
Anuncie aqui!

Anuncie AQUI!! Anuncie AQUI!! Anuncie AQUI!! Anuncie AQUI!! Anuncie AQUI!! Anuncie AQUI!! Anuncie AQUI!! Anuncie AQUI!!

Publicidade

Pro Evolution Soccer 2012

















Chegamos naquela altura do ano em que começam a chegar as novas remessas de jogos e as produtoras atacam forte neste resto que falta para o final do ano. Dentro de muitos desses jogos lançados estão várias rivalidades que competem entre si todos os anos, sendo a série Pro Evolution Soccer uma delas.

Numa altura em que o campeonato nacional já se desenrola a algum tempo, os jogadores estão impacientes para colocar as mãos em cima da sua série favorita de futebol e mudar ou certificarem-se que a sua equipe é a melhor do mundo. E como existe sempre algo a melhorar nos jogos, chegou à vez da Konami dar conhecimento ao mundo do novo PES 2012 e mostrar aos fãs que está na corrida pelo título.

Os jogadores começam a sua busca pela glória ao criar um avatar que será o seu cara para tudo, inclusive os modos que mais chamam à atenção como a Master League. Rapidamente somos postos à prova em várias provas de treino que nos introduzem à nova jogabilidade de PES 2012. Estas provas testam praticamente todas as nossas capacidades e vão desde as provas de drible, marcação e penaltis, sendo uma ótima adição.

Por sua vez, os modos de jogo clássicos – Master League e Become a Legend - estão de volta, com a pequena particularidade de terem sido integrados numa aba chamada “Football Life”. O conceito da "Master League" e do "Become a Legend" continua sendo o mesmo; gerir, levar o nosso clube à glória e, no caso do último, passarmos de zé ninguém para uma estrela internacional.

A gestão das transações do clube, o desenvolvimento dos nossos jogadores são aspectos inerentes à Master League. Por outro lado, no modo “Become a Legend" apenas temos um objetivo: ser o melhor. Para isso teremos de gerir a nossa carreira, bem como aspectos do nosso treino e ainda cumprir diversos objetivos impostos pelo treinador. Podemos ainda manter-nos a par da nossa popularidade junto dos fãs e ainda receber feedback do nosso treinador.

Uma das grandes novidades deste ano está na introdução de cut-scenes em todos estes modos supracitados. Desde conferências de imprensa a conversações antes do treino, PES 2012 torna estes modos de jogo mais pessoais, dando uso ao nosso avatar e transmitindo uma sensação de que realmente existimos para o mundo do futebol.

O "Club Boss" é o novo modo de jogo de PES 2012 e pode ser desbloqueado na loja, através de pontos ganhos nas várias partidas que vamos disputando ao longo do tempo. Como o nome indica somos o patrão de um determinado clube pelo que os nossos objetivos passam pela contratação de treinadores, à gestão financeira do clube.

Passando ao que realmente interessa: a jogabilidade. Aqui, PES 2012 foi alvo de um refinamento da versão anterior da série. Os jogadores encontram-se mais leves e capacitados, o que simplifica o jogo e o faz fluir de uma forma mais natural e rápida. A detecção de colisão e as animações foram outros dos aspectos melhorados; os jogadores reagem de forma mais realista às colisões em campo, assim como os movimentos do controle da bola estão bem melhores que em PES 2011.

Quanto ao "Teammate Control" trata-se de um sistema que é bastante gratificante na teoria mas que na prática requer muito treino e concentração. Controlar dois jogadores em simultâneo não é fácil, mas quando funciona realiza excelentes jogadas. Porém, a sua dificuldade poderá fazer com que a maioria de vocês não o use ou pelo menos o faça em modo assistido.

É também neste campo que a famosa “Active AI” entra no ativo. Estamos perante uma inteligência artificial que reage consoante o que se passa no campo. Por outras palavras, se eu movimentar para a esquerda do campo, os jogadores desse perímetro vão movimentar-se para me apoiar ou para se desmarcarem. Aliado às opções de personalização da estratégia que definem a maneira de jogar da equipe, a “Active AI” é uma ferramenta poderosa. Mas nem tudo são rosas, e um dos maiores defeitos está no fato dos goleiros terem medo de agarrar a bola, dando autênticos “frangos”.

Mais uma vez os jogadores estão muito próximos dos seus congêneres da vida real. É visível o trabalho da Konami em tentar que os jogadores tenham emoções, tendo sido adicionadas várias expressões faciais, ainda que por vezes não pareçam muito naturais. Os estádios estão mais vivos, na medida em que os gandulas festejam os gols da equipe que joga em casa e os fotógrafos estão sempre à caça da fotografia perfeita. O público puxa pela equipe da casa e até por um determinado jogador.

PES 2012 continua aproveitando a licença da UEFA Champions League e da Copa Santander Libertadores. Graças a isso podem contar com reproduções fieis das entradas em campo das equipes, o mítico hino da liga dos campeões e até os homenzinhos que seguram a bola da champions no centro do campo. Contudo, PES continua não podendo dar a autenticidade máxima ao jogadores, falhando nas licenças de vários clubes, e, principalmente, na liga inglesa.

No campo do online podem contar com os modos habituais e um serviço de matchmaking que não me deu erros ou disconnects nas vezes em que foi posto à prova. Naturalmente, esta é uma situação que pode mudar quando os servidores estiverem cheios de jogadores. O modo principal, a Master League Online, está de volta e conta com algumas novidades. Foram introduzidas novas funcionalidades que permitem ao jogador alterar o estilo de jogo da equipe, bem como os jogadores possuem agora exigências contratuais que, caso não sejam cumpridas, poderão resultar na venda dos jogadores.

Para todos os rage quitters, a Konami introduziu um sistema que penaliza estes indivíduos. Desconectar no meio de um jogo resulta numa penalização que impede que os jogadores participem nas mais variadas competições, sendo que os jogadores com uma reputação baixa serão obrigados a jogar contra pessoas do mesmo nível.

Em suma, parece-me que PES 2012 deixou de tentar ser aquele simulador de futebol, para voltar um pouco mais às origens dos seus áureos tempos. PES 2012 é um pacote robusto, com os modos clássicos que agradarão, por certo, a todos os fãs da série. O refinamento da jogabilidade, a diversão e as novas implementações deste ano, são os principais responsáveis por tornarem este PES 2012 o melhor PES da geração atual de consoles.
Deixe seu Comentário:
Sem comentários »
Categorias:

0 comentários:

Postar um comentário