








Há 25 anos, em seis de agosto, os jogadores japoneses puderam pela primeira vez conhecer os segredos do planeta Zebes, lutar contra piratas espaciais e contra o temível Ridley, pois havia sido lançado para o Famicom, Metroid.
Em uma era onde os jogos de plataforma eram predominantemente lineares, Metroid marcou por sua não linearidade, o que permitia o jogador acessar qualquer área de seu grande mapa quando quisesse, claro que, isto possuía limitações.
Certas áreas eram acessadas com a utilização de poderes especiais como mísseis, super bombas ou após matar um chefão. Esta mecânica de jogo se manteve durante todas as suas sequências, que englobam plataformas como o Super Nintendo, Gameboy Advance, Gamecube e mais recentemente o Wii, com Metroid Other M.
Mas nem sempre a franquia utilizou mecânicas de plataforma, em 2002, a Nintendo em busca de renová-la, produziu em conjunto com a Retro Studios o primeiro game da trilogia Metroid Prime, que, com seu último jogo lançado em 2007 para o Wii, Metroid Prime 3: Corruption, se tornou um sucesso de critica e público.
Seu último game, Other M, foi produzido em conjunto com a Team Ninja e é um retorno as origens da série, além de mesclar uma câmera de plataforma com partes em 3D, o jogo se apresenta um maior dinamismo em relação as suas animações e mecânicas de batalha em comparação ao resto da franquia.
Atualmente, Metroid não possui nenhum game anunciado, mas aqueles que jogaram nunca se esquecerão de momentos como a primeira entrada em Phendrama Drifts em Metroid Prime, ou a batalha contra Ridley em Super Metroid. Parabéns Metroid e Samus por seus 25 anos!
Em comemoração, sites como a IGN, 1UP e Kotaku produziram especiais como os melhores momentos de Metroid, um tributo musical e um vídeo comemorativo que inclui comentários de Tommy Tallarico, um dos realizadores do Video Games Live.
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